Governo reduz para 10 dias tempo de isolamento de trabalhador com covid-19
Por Lucas M. Arroyo
Nesta terça-feira (25/01) o ministério da saúde publicou uma portaria que reduz, de 15 para 10 dias, o prazo de afastamento dos trabalhadores com casos confirmados de covid-19, que estejam sob suspeita ou ainda que tiveram contato com pessoas infectadas.
Além disso, é possível diminuir o isolamento para 7 dias caso o colaborador teste negativo pelo método molecular ou teste de antígeno a partir do quinto dia após o contato. Esse período também é válido para casos suspeitos, onde o trabalhador não apresenta febre há 24 horas, não toma remédios antitérmicos e apresenta melhora nos sintomas respiratórios.
Pela portaria as empresas devem tomar medidas para evitar aglomerações em ambientes de trabalho, como manter uma distância mínima de um metro entre os trabalhadores e entre os trabalhadores e o público, e o uso de máscaras, além de disponibilizar meios para a higienização das mãos, incluído água, sabonete líquido, toalha de papel descartável e lixeira, ou álcool a 70%.
Por fim, o documento estabelece que os trabalhadores que tiveram contato próximo a alguém com caso suspeito de Covid-19 devem informar imediatamente à organização e estabelecer um diálogo sobre o surgimento de qualquer sinal ou sintoma relacionado à doença.